© 2018 por Agência Move.

  • Facebook
  • White Instagram Icon

Documentação para brasileiros estudarem em Portugal

Atualizado: 19 de Nov de 2018

#enem2018 #EstudaremPortugal #mudeparaPortugal #PolitécnicodeLeiria





Recebemos várias dúvidas sobre a documentação necessária para estudar em Portugal , não é fácil encontrar informação sobre isso, resolvemos então fazer um post explicando tudo o que vocês precisam saber sobre a documentação necessária. Tomamos como exemplo o processo de Seleção do Politécnico de Leiria, mas o processo pode variar de universidade para universidade.


Após alteração na legislação portuguesa, que permitiu que as universidades criassem processos seletivos para estrangeiros, várias instituições firmaram acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a fim de aproveitar os resultados do Enem para ingresso de brasileiros em suas graduações.


Candidatura |Documentação

Os níveis de graduação em Portugal são definidos como 1º, 2º e 3º ciclos: 1º é a graduação normal, 2º mestrado e 3º doutorado.


// Para graduação:

Cópia de documento de identificação Civil;

Cópia do Diploma do Ensino Médio;

Cópia dos documentos comprovativos das classificações obtidas no ENEM.


// Para mestrado:

Cópia de documento de identificação Civil;

Cópia do Diploma de Graduação;

Currículo Vitae;

Carta de Motivação.


Vale a pena lembrar que quem optar por fazer graduação em Portugal pode usar o ENEM. Todos os seus documentos oficiais brasileiros precisam ser autenticados por um consulado português. Você tem que autenticar as assinaturas dos seus documentos em cartório.

Admissão&Visto |Documentação

Parabéns se você foi aprovado. Agora você vai precisar de:


// Na admissão:

Fazer o pagamento da taxa de matrícula: 500€

A seguir a faculdade vai enviar a sua carta de admissão para obtenção do visto;

Para dar início ao processo de visto pode encontrar toda a documentação na página dos estudantes internacionais.




Nota 1: Vale a pena lembrar que quando chegar a Portugal deve:

Fazer a sua matrícula no Instituto Politécnico de Leiria; Efetuar a sua inscrição no Centro de Saúde mais próximo da área de residência; Renovar o seu visto de estudo junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.


Nota 2: O que você deve saber:

Logo que esteja matriculado Politécnico de Leiria terá direito a um seguro de acidentes.

A entrada em Portugal não exige nenhuma vacinação, a menos que os estudantes sejam provenientes de uma zona geográfica de risco.



Para todo esse processo que pode parecer um pouco complicado, podemos facilitar a tua vida. A Agência Move é um parceiro confiável para pais e estudantes, pois oferecemos aconselhamento detalhado antes da partida. Estamos preparados para lhe prestar assessoria e acompanhá-lo no seu caminho até Portugal. Desejamos recebê-lo bem e nosso diferencial está no serviço personalizado que nos comprometemos a oferecer a todos os clientes. A nossa sede encontra-se na linda cidade de Leiria, localizada no Centro de Portugal, cheia de encantos e oportunidades.


#dicasdeblog #EstudaremPortugal #AgênciaMove #MestradoemPortugal

64 visualizações